quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O gosto musical do outro. Edna Domenica Merola.

Nada mais unificador por um lado e separatista por outro do que as preferências musicais...
Como professora de oficinas deparo-me constantemente com o gosto do outro, mas sem dúvida quando estou com um grupo em que a maioria tem a minha idade, sinto-me mais 'em casa'.
Mas trabalhar com materiais novos, ou seja, com as escolhas musicais diferentes da nossa pode nos tirar da mesmice de uma zona de conforto para nos colocar numa caçada desafiadora de entender e dar um sentido às escolhas que não nos pertencem.
Ao receber inscrições para oficinas, enviamos um questionário sobre as preferências musicais dos inscritos.
Na última oficina que ministrei com o colega Alberto Gonçalves a primeira inscrição foi de A.V.F uma pessoa com quem nunca tivera nenhum contato antes da troca de e-mails por ocasião das inscrições.
Aqui suas escolhas indicadas no inventário de interesses:
Mina de Niterói - Flávia Coelho (1) 
http://www.musictory.com/music/Tom+Fire/Mina+De+Niteroi
Lembrança (2) Teresa Cristina
Tigresa(3)- Caetano Veloso

Cantor preferido  Jimmy Page (4) e cantora preferida Etta James (5)
Confesso que, a princípio, só pude nomear de familiar a Tigresa de Veloso...
No entanto, as escolhas me causaram curiosidade. E fui em frente até me familiarizar com elas.
O resultado dessa pesquisa foi o texto 'colagem" que segue:

Ela me conta, sem certeza, tudo o que viveu (3):
‒ Eu tenho cicatrizes mal curadas. E não consigo me enquadrar mais. Mas ainda assim me acordo cada manhã /Me preparo para o que está reservado/ Para o que está reservado para mim. (4)
Ela me conta, sem certeza, tudo o que viveu:
‒ Que gostava de política em 1966... (Ou foi 2006?).
‒ Mina de Niterói, / Cadê tua turma? Se não tem, se enturma. Dá teu jeito, então. Sei que a saia é justa. Pra cair não custa, basta um tropeção. Cuidado com a mão da maldade. Já mataram a verdade. Me marcaram o coração... E eu não li no jornal Que o mal dessa gente miúda / É fazer da palavra luminoso punhal. Menina Vai viver a vida Firme e decidida, como Deus bem quer. (1)
Menina, ela me conta, sem certeza, que era atriz e hoje dança... Me falou que o mal é bom e o bem cruel. Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar Porque ela vai ser o que quis, inventando um lugar/ Onde a gente e a natureza feliz vivam sempre em comunhão! / (3)
‒ Oh! Dia Feliz! Oh! Dia Feliz! (5) Se o sol se recusar a brilhar, Eu ainda estarei amando você. Se as montanhas desmoronarem no mar, Ainda haverá você e eu. / Só de pensar em você /Acontece todo o meu mundo. Só de pensar em você / Acontece meu nebuloso mundo inteiro: azul enevoado/Meu amor é forte... Inspiração: olhar pra ver. E assim, hoje, meu mundo sorri./Tudo bem, yeah! Felicidade... Não mais ser triste / Felicidade... Eu estou feliz.

Ela me conta, com certeza, tudo o que aprendeu.



Outras ilustrações de textos do tipo colagem:

Blog: Aquece a Escrita 
Postagem: Colagem Musical em Poema Visual. Andressa dos Passos Barbosa.
Link: http://aquecendoaescrita.blogspot.com/2014/09/colagem-musical-em-poema-visual.html


Blog: Aquece a Escrita 
Postagem: Colagem Musical. Dandara Manoela Santos. 
Link: http://aquecendoaescrita.blogspot.com/2014/09/colagem-musical-dandara-manoela-santos.html 


Blog: Aquece a Escrita 
Postagem: Colagem (Oficina 24/9/2014). Rinaldo Oriano. 
Link: http://aquecendoaescrita.blogspot.com/2014/09/colagem-oficina-na-sala-verde-rinaldo.html 

Um comentário:

  1. Professora EDNA! Pura cultura, tenho que absorver deste cálice, pequenos goles, para degustar tamanha sabedoria. Parabéns.

    ResponderExcluir